Minha fiha de 9 anos foi diagnosticada com anisometropia. Ela tem um olho com problema e o outro com visão normal. O oftalmologista disse que ela tinha q ter usado óculos aos 4 anos e q agora não há o q fazer. Existe algum outro tratamento para ela?

  • Infelizmente seu médico tem razão. A anisometropia se caracteriza por uma diferença grande na refração entre os dois olhos (graus muito diferentes), levando a uma supressão do pior olho pelo cérebro (com uma diferença grande o cérebro "não aceita" duas mensagens tão diferentes e para de estimular o olho pior). Como nossa visão se desenvolve até os 6-7 anos de idade, se o problema não for detectado até essa fase já podem haver perdas irreversíveis. Por isso, é importante a visita precoce ao oftalmologista, pelo menos a partir dos 3 anos de idade, mesmo que a criança não tenha queixas e os pais não suspeitem de nada errado.

    Dr. Rodrigo Arcari de Araujo
    Medicina de Tráfego
    Oftalmologia
    Sorocaba / SP
  • A julgar por seu relato, o olho de maior 'grau' se tornou AMBLÍOPE (não desenvolveu visão por falta de uso). De fato, os livros clássicos de Oftalmologia dizem que, após os seis anos de idade, não há correção para AMBLIOPIA.

    Por teimosia, já tratei vários pacientes amblíopes APÓS os seis anos (inclusive adultos) - e, sempre que o paciente se submeteu ao tratamento, houve, SIM, melhora significativa da visão. O resultado é tão melhor e mais rápido quanto mais cedo se inicia o tratamento, que consiste em PENALIZAÇÃO do olho MELHOR, isto é, oclusão do olho MELHOR para 'forçar' o olho pior a enxergar. Seria recomendável iniciar a penalização JÁ (para penalização, é essencial que os óculos estejam atualizados).

    Crianças se sentem humilhadas pelo uso de oclusão ("tampão") em público. Nestes casos, convém então fazer a penalização, pelo menos, SEMPRE que a criança esteja em ambiente doméstico. Ou seja: o olho melhor deve ser ocluído SEMPRE que a criança esteja em casa.

    Nos primeiros dias de tratamento é natural que o paciente encontre dificuldades visuais. Parece desanimador, mas, com persistência, em poucos dias tal dificuldade se reduz e passa a ser progressivamente mais tolerável, pela progressiva melhora da visão. Os resultados SÃO compensadores!

    V. Johnson, oftalmologista, Campinas

    = = =

    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP