Diabética tipo 1 há 18 anos. A insulina me faz engordar e os médicos dizem que não posso ficar sem o remédio, mas também não posso engordar. Já tenho uma dieta muito restritiva e faço exercícios. Então, como não engordar com um remédio que engorda?

  • A quantidade de insulina que você precisa injetar vai depender muito da quantidade de carboidratos que você consome. Com isto, se restringir a quantidade de carboidratos que consome, precisaria de injetar menos insulina e facilitaria a perda de peso.
    Todo o processo de regulação da glicose através da insulina é automático e bastante exato em pessoas não diabéticas, e nem sempre é fácil imitar esta função com o tratamento com insulina em pessoas diabéticas. Por isso, te recomendo que cada conduta nova que tomar em relação a tua alimentação ou tipo de treino, seja acompanhada por um endócrino diabetólogo ou nutrólogo com experiência na área. Além disso, essa seria uma explicação simplificada, pois a perda de peso depende de muitos outros fatores também.
    Tem muita confusão e controversas em relação ao consumo de carboidratos (tanto em diabéticos, como em não diabéticos). Não tenho como saber exatamente como é teu caso, mas vejo com frequência as seguintes situações:
    Os pacientes são orientados a fazer uma forte restrição de açúcar e farinha branca (que já não é simples de fazer), porém existem muitos outros carboidratos na dieta que podem estar aumentando o requerimento de insulina. Existem muitos alimentos enganosos como aqueles chamados de integrais (arroz e farinhas integrais, por exemplo) ou outros com grandes quantidades de amido como grãos em geral, batata, aipim, tapioca, cereais, entre outros, que também tem grandes quantidades de carboidratos.
    Ainda, tem algumas pessoas que precisam de uma restrição maior de carboidratos do que outras. Com certeza, a consulta com um nutrólogo pode te ajudar muito com orientações específicas para teu caso.
    Sucesso!

    Drª. Analía Arguello
    Nutrologia
    Novo Hamburgo / RS