Tenho uma filha de 9 anos diagnosticada pela psiquiatra com CID 84.5. Passou também pela psicóloga que também constatou autismo. Ela precisa agora do neuropediatra para avaliar o grau. Mas pelo sus estou aguardando há 8 meses. Será que consigo?

  • Olá, o diagnóstico é mais importante que a avaliação do grau. Importante identificar a funcionalidade presente dentro das alterações apresentadas. Uma teleconsulta com o especialista poderia ajudá-la. À disposição.

    Dr. Andre Felipe Pinto Duarte
    Neurologia Pediátrica
    Petrópolis / RJ
  • O transtorno do espectro autista é um complexo transtorno do neurodesenvolvimento e o seu diagnóstico pode ser feito por pediatras do desenvolvimento e comportamento, neurologistas pediátricos e psiquiatras da infância e adolescência, com expertise no assunto, através de história clínica detalhada e instrumentos observacionais padronizados aplicados por eles e parecer de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo e escola. Não existe marcadores biológicos ou exames complementares que confirmem o diagnóstico. É um diagnóstico clínico e idealmente feito até 2 anos, mais tardar até os 3 anos. Essa avaliação poderá ser feita pelo próprio psiquiatra que atende a criança.

    Drª. Valeria Gandolfi Geraldo
    Neurologia Pediátrica
    Taubaté / SP