Meu filho tem 3 anos, ele é muito nervoso e não dorme à noite, fica se debatendo com os pés e chora demais. A pediatra suspeita de autismo. O que eu devo fazer? Porque não estou sabendo lidar com tudo isso...

  • Existem várias causas de distúrbio do sono e nervosismo, não somente o autismo, e para uma melhor orientação eu sugiro procurar um especialista (de preferência neuropediatra). Antecipadamente posso sugerir: restrição de eletrônicos (celular, tablet, computador e videogame) para menos de 1 hora/dia e nunca à noite, pois essa é uma das grandes causas de distúrbio de sono, e também evitar achocolatados e refrigerante após 17 horas.

    E para se pensar em Transtorno do Especto Autista (autismo), além dessas queixas o seu filho tem de apresentar dificuldade de atender ao chamado do nome e de linguagem - não se comunicar adequadamente - , além de dificuldade de interagir com crianças da idade dele, não querendo compartilhar seus brinquedos com os outros, bem como interesses e brincadeiras repetitivas, gostar de repetir padrões.
    Além de várias outras alterações que um especialista poderá explicar melhor, se for esse o caso.

    •  Suzete Silva Leme Vilela
    Drª. Jeanne Alves de Souza Mazza
    Neurologia Pediátrica
    Pediatria
    Brasília / DF
  • Os sintomas que você descreveu não são sintomas que fecham o diagnóstico de autismo. São sintomas que podem ocorrer em outras crianças não autistas. O autismo tem características específicas sendo que uma das principais é a qualidade da criança interagir com seus pares. Você deve prestar atenção ao dia a dia dele e procurar um especialista detalhando tudo o que observou.

     Suzete Silva Leme Vilela
    Neurologia Pediátrica
    Brasília / DF