Bom dia. Tenho uma filha, ela vai fazer 2 anos agora em abril e ainda não caminha. Ela começou a engatinhar com 1 ano de idade e agora tem evoluído para caminhar, mas ainda não tem segurança. Queria saber se é normal esse tipo de atraso.

  • Boa tarde. Para aprender a caminhar duas habilidades são fundamentais: coordenação muscular e força. Esse aprendizado é muito natural e faz parte do desenvolvimento neuropsicomotor. A criança começa a caminhar por volta de 12 meses. A partir de 14 meses já pode iniciar subir alguns degraus pequenos com ajuda. Então torna-se fundamental uma avaliação neuropediatria com brevidade da sua filha para que sejam investigadas as possíveis causas de ainda não caminhar.

    Drª. Fernanda Gabriel Santos da Silva
    Neurologia Pediátrica
    Neuropediatria
    Porto Alegre / RS