Tenho um irmão que desenvolveu Chiari do tipo 1, já perdeu a sensibilidade dos membros, o que fazer nesses casos?

  • O primeiro passo é confirmar se realmente esses sintomas são causados pelo Chiari, através do exame neurológico e ressonância magnética. Casos sintomáticos são indicação de tratamento cirurgico.

  • Se os sintomas estão evoluindo, ou há progressão nas imagens (com evolução de siringomielia) há indicação de cirurgia para correção de Chiari.
    O mais adequado, é uma avaliação com neurocirurgia especialista em base de crânio.

    Dr. Alex Roman
    Neurocirurgia
    Passo Fundo / RS
  • Nesses casos, normalmente a indicação é de cirurgia. Na cirurgia retiramos um pedaço pequeno do osso do crânio na parte de trás da cabeça e ampliamos a membrana que recobre o cérebro. O prognóstico (expectativa) é bom. A intenção é de reverter os déficits ou, no mínimo, parar a progressão da doença.

    Drª. Gabriela Moreira Mahle
    Neurocirurgia
    Ponta Grossa / PR