Minha creatinina deu 1,6. Isso é sintoma de algo grave?

  • Bom dia. Nunca devemos considerar um exame de forma isolada. A creatinina no sangue é utilizada para termos ideia da capacidade de filtração dos rins. Quanto mais elevada, menor a filtração. Esse número isolado nos faz pensar em talvez alguma pequena redução da função renal. Mas ela sofre influência alimentar, massa muscular, medicamentos usados, etc. Para poder responder a essa sua pergunta, deveríamos estar a par de sua condição clínica geral, massa muscular, medicações, tipo de dieta nos dias que antecederam ao exame. Sugiro que esse exame seja repetido, e que você vá a uma consulta com um colega nefrologista para verificar a presença ou não de riscos/doença renal.

    • Dr. Gabriel Fernandes Silva
    Dr. Roberto Herz Berdichevski
    Nefrologia
    Porto Alegre / RS
  • Isso pode significar uma lesão no seu rim. E, se não investigado e tratado adequadamente, você poderá perder a função renal e necessitar de diálise no futuro. Sugiro que procure uma melhor avaliação de um médico nefrologista.

    Drª. Cristina Lupatini Pinto
    Nefrologia
    Belém / PA