Meu filho faz tratamento de refluxo vesicoureteral. Fizemos um ultrassom para saber como está e, segundo o médico, o ureter está normal, já não tem mais refluxo, sendo que o grau dele era 5. Pode ser possível voltar ao normal?

  • O refluxo vesicoureteral (RVU) naturalmente tende a regredir com o tempo. Porém, a associação com cicatrizes renais, distúrbio da bexiga e outras anormalidades, precisa ser sempre bem avaliado.

    Assim, apenas o seu médico pode lhe prestar melhores informações.

    Porém, ressalto, o RVU pode estar presente mesmo em pessoas com ultrassonografia normal.

    Dr. Renato Guedes Fernandes
    Nefrologia Pediátrica
    Campina Grande / PB