Bom Dia. tenho uma moça de 8 anos, que estava reclamando de dor na barriga. Fiz exame de urina, deu cristais e um pouco de sangue na urina. Fez ultrassom, deu Imagem ecogênica no rim esquerdo que pode corresponder a cálculo de 2,2 mm. O que fazer?

  • A presença de alguns tipos de cristais na urina é bem comum e, não necessariamente, significa alguma anormalidade.

    A presença de sangue - fora do limite considerado como normal - em pequenas quantidades, também é um achado bem comum e, muitas vezes, sem uma causa identificável, desaparecendo com o tempo.

    A presença ou não de um cálculo, também deve ser melhor avaliada, tentando-se confirmar ou afastar tal possibilidade. O exame com mais acurácia é a tomografia, mas a quantidade de radiação nem sempre justifica seu emprego.

    Então, sugiro que procure um profissional para acompanhar melhor sua filha.

    Dr. Renato Guedes Fernandes
    Nefrologia Pediátrica
    Campina Grande / PB