Fui à ginecologista, levei o resultado de mamografia e ela disse que detectou Microcalcificações agrupadas na união dos quadrantes superiores da mama direita. Ela disse ainda que se fossem calcificações grandes não tinha problema. O que fazer?

  • Microcalcificações agrupadas no exame de mamografia, como qualquer alteração em exames de imagem das mamas, deverá ser classificada pelo sistema BIRADS. Esta classificação é utilizada internacionalmente nos laudos radiológicos de exames de imagem de mamas. Microcalcificações agrupadas sem características suspeitas, normalmente serão classificadas como BIRADS 3 e em geral deverão permanecer em acompanhamento semestral. Quando há alguma característica de suspeição (irregulares, diferentes entre si, etc.), elas serão classificadas pelo menos como BIRADS 4 e deverão ser submetidas à um exame de biópsia guiada pelo método de estereotaxia (imagem obtida pela mamografia) para esclarecimento diagnóstico. É aconselhável que você busque atendimento com um médico mastologista para um esclarecimento definitivo do quadro. Espero ter lhe ajudado com sua dúvida.

    Dr. Rodrigo Motta de Carvalho
    Mastologia
    Cancerologia/cancerologia Cirúrgica
    Rio de Janeiro / RJ
  • Microcalcificações agrupadas podem apresentar associação com câncer de mama em até 20% dos casos. Recomendo consultar com seu Mastologista para avaliar necessidade de continuar a investigação.

    Dr. Cristiano Steil da Silva
    Mastologia
    Balneário Camboriú / SC