Bom dia! Dr., em janeiro de 2017, fiz uma mamografia e o resultado foi de mamas heterogeneamente densas, mamas densas, com predomínio do parênquíma glandular sobre o tecido adiposo. Por favor, gostaria de saber se corro riscos, o que devo fazer?

  • Inicialmente, importa esclarecer que não tivemos acesso a informação de sua idade, porém, encontrar um relato de mamas densas no exame de mamografia em pacientes jovens é bastante comum. Como orientação para você, é recomendado que pacientes que apresentam mamas densas na mamografia, tenham sua avaliação complementada com um exame de ultrassonografia mamária. Isto é importante, pois possibilita detectar nódulos ou massas que podem ficar obscurecidos pela alta densidade do tecido mamário no exame de mamografia.

    Dr. Rodrigo Motta de Carvalho
    Mastologia
    Cancerologia/cancerologia Cirúrgica
    Rio de Janeiro / RJ
  • Mama densa é uma característica normal da mama, mais comum em pacientes jovens. Recomendo consultar com seu Mastologista para avaliar a necessidade de outros exames que complementam a mamografia.

    Dr. Cristiano Steil da Silva
    Mastologia
    Balneário Camboriú / SC