MEU EXAME DE SANGUE DEU TOXOPLASMOSE, QUAL O TRATAMENTO?????? QUAL MÉDICO DEVO PROCURAR????

  • O exame de sangue geralmente utilizado para diagnóstico de toxoplasmose é a sorologia, na qual dois tipos de anticorpo são avaliados: IgM e IgG. A interpretação deste resultado é baseada no comportamento esperado para esses anticorpos numa curva e, mesmo para profissionais experientes, pode não ser tão óbvia. Se seu resultado deu IgM positivo, é possível que tenha uma infecção aguda, neste caso deve procurar um infectologista, mesmo que não tenha sintomas, e se for uma gestante, deve fazê-lo com bastante urgência. Se seu exame foi positivo apenas para IgG (com IgM negativo), é provável que seja decorrente de uma infecção já antiga, mas procure um infectologista assim mesmo. Caso tenha notado perda na qualidade da visão, independente de qual foi o tipo de anticorpo positivo, procure um oftalmologista com urgência.

    Dr. Thiago Leandro Mamede Nascimento
    Infectologia
    Rio de Janeiro / RJ