Já fiz vários tratamentos para tratar da candidíase (surgiu após infeção urinária), mas nunca tive resultados e o exame deu negativo. Agora estou com sangramento há vários dias e odor forte. O que devo fazer? Qual a melhor solução?

  • O sangramento, geralmente não tem nada a ver com a candidíase. Deve ser investigado. Em relação à candidíase, vou enviar algumas orientações que passo para minhas pacientes para prevenção de corrimento. É longo, mas muito eficaz. Espero que seja útil.
    Cuidados para não ter corrimentos:
    1 - Não usar protetor diário. Não usar calcinhas de lycra. Evitar calça Jeans e roupas apertadas. Tudo isso diminui a ventilação e mata a defesa da vagina.
    2 - Não usar sabonete íntimo, pois tem odores que também destroem a flora vaginal. Usar sabonetes neutros, como Granado, Johnson bebê, Fofo, etc. Nunca usar Protex, pois tem bactericida que mata apenas as bactérias boas, favorecendo o crescimento de fungos.
    3 - Usar calcinha de algodão, lavar no banho com o sabonete neutro ou com sabão de coco. Não colocar na máquina, pois todos os produtos ficam impregnados na calcinha. Passar e não usar produtos como Comfort.
    4 - Dormir sem calcinha.
    5 - Não usar lenços umedecidos quando urinar. O cheiro deles também destrói a flora vaginal.
    6 - Não fazer duchas vaginais após a relação, pois leva embora a defesa.
    7 - Consumir diariamente verduras verde-escuro, como brócolis, couve, rúcula, agrião, acelga, espinafre, etc. Elas melhoram a defesa do organismo.
    8 - É normal a mulher ter um pouco de secreção, principalmente perto da ovulação e isso não é corrimento. Para ser chamado de corrimento, a secreção tem que ser abundante, ter cheiro forte ou coçar.
    9 - É bom lembrar ainda que o uso de antibióticos também destrói a flora de lactobacilos que protege a vagina. Evitar usar medicamentos, pomadas, sem passar no médico.
    10 - Quando tiver corrimento, coceira, evite usar produtos caseiros no local, como sal, vinagre, bicarbonato, limão, talco, etc., pois podem piorar muito os sintomas. Procure sempre seu ginecologista. É mais seguro. Não faça experiências com um órgão tão delicado.

    Dr. Carlos Fortunato Alves
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    Santos / SP