Há 10 anos tento engravidar e não consigo. Meu ciclo é super normal, de 28 dias. O que devo fazer?

  • O fato de ter ciclo menstrual "normal de 28 dias" sugere não existir problemas de ordem hormonal (mas, não descarta também).
    O importante é conversar com seu médico das possibilidades de realizar investigações dos fatores anatômicos (ultrassom transvaginal, histeroscopia, histerossalpingografia, histerossonografia, ...), do fator masculino (espermograma, ultrassom de bolsa escrotal com doppler colorido, avaliação com urologista/andrologista), além de investigação hormonal detalhada (laboratório sanguíneo: hipófise, ovários, tireoide, ...).

     Sergio Lage D'Annunciação
    Ginecologia E Obstetrícia
    Rio de Janeiro / RJ