Fiz uma transvaginal que acusou espessamento do endométrio. A ginecologista passou uma série de exames de sangue e disse que mais a frente eu irei fazer uma laparoscopia. É necessário fazer essa pequena cirurgia? Existem outros métodos?

  • O espessamento endometrial visto pelo ultrassom pode ser um pólipo, um nódulo miomatoso ou uma hiperplasia endometrial. Temos que avaliar esse ultrassom para saber a possível origem. A certeza só é possível por meio da histeroscopia.

    Drª. Rita de Cassia de Maio Dardes
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    São Paulo / SP
  • Provavelmente a Dra. vai indicar uma histeroscopia, que é uma endoscopia do útero, para investigar esse espessamento do endométrio, que é o revestimento interno do útero. A laparoscopia já é procedimento maior, que entra no abdome (barriga) através de um furo no umbigo e outro(s) possíveis na lateral da barriga.

    Dr. Eugênio Pacelli Teles
    Ginecologia E Obstetrícia
    Fortaleza / CE
  • É preciso saber o que está levando ao espessamento endometial. Pólipo? Mioma? Câncer? Para isso, o melhor exame é a histeroscopia. Sim, existem outros metodos: biópsia e curetagem, mas ambos menos acurados.

    Dr. Vamberto Oliveira de Azevedo Maia Filho
    Ginecologia E Obstetrícia
    Reprodução Assistida
    São Paulo / SP
  • Cara paciente, o espessamento endometrial deverá ser investigado principalmente se você já entrou na menopausa. O melhor método para estudá-lo é através de uma Histeroscopia, uma Endoscopia dentro do útero. Ela pode ser feita com ou sem anestesia, dependendo do seu limiar de dor. Qualquer dúvida pode entrar em contato por e-mail.

    Dr. Andre Cecilio Branquinho Nunes
    Ginecologia E Obstetrícia
    Recife / PE
    Marcar consulta
  • Bom dia. Histeroscopia está indicada. Um abraço.

    Dr. Elmar Pereira Pequeno Filho
    Ginecologia E Obstetrícia
    Fortaleza / CE
    Marcar consulta
  • O exame a ser feito é uma videohisteroscopia, com biópsia de endométrio, e não laparoscopia.

    Dr. Elias Jose Newton Aloan
    Ginecologia E Obstetrícia
    Rio de Janeiro / RJ