Boa tarde, gostaria de saber... foi retirado o útero há doze anos e as trompas há um ano. Retirou o ovário do lado esquerdo, começou a ter uns calores e recentemente uns frios. Seria a menopausa? Só tenho 38 anos.

  • Bom dia. Os sintomas da menopausa podem surgir até 5 anos antes de estar realmente na menopausa. Para saber se está com alteração hormonal deve marcar uma consulta com seu ginecologista e fazer a dosagem dos hormônios. Existem várias causas para os calores (hipertensão, tireoide alterada, sobrepeso) e todas devem ser investigadas.

    Drª. Larissa Fonseca dos Santos
    Ginecologia E Obstetrícia
    Medicina Fetal
    Rondonópolis / MT
  • A menopausa da senhora já se iniciou à partir da retirada de seu útero. Mas como ficou apenas um ovário, esse, de acordo com seus sintomas já faliu. O ideal é a senhora conversar com seu médico para iniciar nesse caso uma reposição hormonal somente com estrogênio, caso a senhora não tenha nenhuma contraindicação para o uso dessa medicação.
    Significado de Menopausa : Menopausa é quando ocorre o último ciclo menstrual. Quando a senhora parou de menstruar definitivamente. E não é pela idade. Muitas mulheres se confundem.

    Dr. Elias Jose Newton Aloan
    Ginecologia E Obstetrícia
    Rio de Janeiro / RJ