Boa tarde, fiz exame de Papanicolau e a enfermeira constatou algumas feridas e provavelmente precisarei de cauterização. Pediu para procurar um ginecologista, será que isso impede uma gestação? Porque estamos tentando engravidar.

  • Boa tarde. Aqui acho importante esclarecer dois pontos: primeiro, o termo "ferida" é bastante impróprio e sem um significado claro, o que cria uma condição de tensão e preocupação, que podem ser desnecessárias. Segundo, o papel da colaboradora de enfermagem é de colher o exame. Interpretar e indicar intervenções caberá ao médico assistente e será baseado no resultado do seu exame colpocitológico (Papanicolau). E, então, após uma avaliação criteriosa e com os fundamentos adequados pode ser elaborada a resposta para a sua dúvida.

    Dr. Sergio Henriqu Lopes Marques
    Ginecologia E Obstetrícia
    Mastologia
    Passos / MG
  • É necessário uma avaliação ginecológica para saber se esta "ferida" é uma doença ou não, assim como para avaliar o resultado do Papanicolau.
    Se houver algum problema, é recomendado tratar antes da gestação.

    Drª. Maria Paula Barbedo Silveira
    Ginecologia E Obstetrícia
    Reprodução Assistida