Bom dia, minha Mãe tem 77 anos e foi diagnosticada com problema de tireoide, o qual está afetando sua memória. Gostaria de saber qual especialista é o melhor indicado para que eu possa agendar uma consulta. Grato!

  • Olá. Primeiro você deve começar pelo geral e abrangente para somente se necessário partir para o especializado. Considerando que tem 77 anos e problema de tireóide, inicialmente um geriatra ou endocrinologista estariam bem indicados, a correção metabólica irá melhorar a memória, a menos que esteja se instalando uma demência. O médico generalista, se não estiver seguro em manejar, irá encaminhar ao neurologista ou até a um psiquiatra.

    Prof. Moacir de Freitas Toledo
    Medicina de Família E Comunidade
    Psiquiatria
    Sinop / MT
  • Bom dia! O tratamento do doença da tireóide pode ser feito por qualquer médico clínico, médico de família, geriatra ou endocrinologista. Assim como a alteração de memória em idosos deve ser avaliada com critério por estes especialistas através do teste de memória (Mini Exame do Estado Mental) e também recomendo a Escala de Depressão Geriátrica dada a frequência desta doença nesta idade com sintomas de alteração de memória. A depender dos resultados das escalas e história clínica, outros exames podem ser indicados tais como exames para diagnóstico de eventuais infecções com comprometimento neurológico, dosagem da vitamina B12, tomografia computadorizada de crânio e outros. Atenciosamente.

    Dr. Massimo Colombini Netto
    Medicina de Família E Comunidade
    Clínica Médica