Quanto tempo o fígado leva para diminuir a esteatose?

  • A Esteatose hepática ou infiltração gordurosa do fígado [fígado gordo] tem várias causas: etilismo crônico, diabetes, uso de drogas, como o corticoide, alterações dos lipídios (aumento do colesterol e ou triglicerídios), sobrepeso e obesidade, hipotireoidismo, associado a hepatites virais e após cirurgia contra obesidade.

    O tempo para diminuir ou desaparecer a esteatose, que pode ser totalmente reversível, ou evoluir para esteatohepatite e cirrose hepática, depende do controle da doença básica [diabete, hipotireoidismo, hepatites], da abstenção completa do álcool, com o uso de dieta e de drogas que melhorem o metabolismo da gordura acumulada, levando de 3 a 6 meses, ou até mais de 1 ano, em casos mais complexos.

    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Gastroenterologia
    Pato Branco / PR