Olá, tenho muito gases e não consigo expulsá-los, tenho muitas cólicas, terríveis por conta da SII, só que de uns dias pra cá tenho tido muitas dores de estômago. O que devo fazer: endoscopia ou colonoscopia?

  • Bom dia. A sensação de gases associado a cólicas são sintomas que podem fazer parte da SII. A doença é caracterizada por períodos de crise que são influenciadas por fatores psicológicos. Oriento manter um acompanhamento rígido com um médico gastroenterologista para otimização do tratamento e investigações adicionais. Obrigado.

    Dr. João Paulo Cândido Barbosa
    Gastroenterologia
    Endoscopia Digestiva
    Fortaleza / CE