Quais são os sinais da Puberdade Precoce em meninas? E o que fazer?

  • O principal sinal é o desenvolvimento das mamas. Surgimento de pêlos pubianos, axilares, odor axilar forte e aumento da velocidade de crescimento também podem estar presentes. Se esses sinais estiverem presentes antes dos 8 anos, caracteriza-se precocidade puberal e você deve procurar ajuda de um Endocrinologista Infantil.

    • Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Drª. Andresa Figueiredo Facioli Rosa
    Endocrinologia Pediátrica
    Pediatria
    Ribeirão Preto / SP
  • Há 2 glândulas que participam da puberdade: uma glândula que estimula o crescimento de pelos, acne e odor axilar. Outra glândula, as gônadas, estimulam hormônio feminino e iniciam o crescimento do broto mamário. Esta última é quem determina o início da verdadeira puberdade, diferente da que estimula os pelos. As gônadas são quem preparam as meninas para a Menarca. É aceitável que esse início possa ocorrer aos 8 anos de idade. O que quero dizer é que, a partir de 8 anos, caso as meninas tenham crescimento mamário, ela está na puberdade, independente de ter estímulos de pelos e/ou outros sinais. Nesse caso, é bom avaliação do endócrino pediátrico para avaliar o potencial de crescimento e fazer relação com o início puberal e a estatura. Espero ter ajudado.

    Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Endocrinologia Pediátrica
    Natal / RN