Minha filha tem 1 ano e 9 meses. Nasceu com mama e ainda tem até hoje. Amamentei ela até 1 ano e 1 mês. Os pediatras dizem ser normal, será que é mesmo?

  • Olá, bom dia! Sim, pode ser normal esse desenvolvimento precoce. Chama-se "telarca do lactente". Na maioria das vezes, o processo é benigno, com resolução espontânea ou manutenção apenas de um pequeno volume mamário, sem evolução. Mas deve sempre ser acompanhado pelo pediatra ou pelo endocrinologista pediátrico, já que algumas vezes se trata de uma puberdade precoce verdadeira, necessitando tratamento específico. Espero ter ajudado!

    • Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Dr. Rafael Mantovani
    Endocrinologia Pediátrica
    Pediatria
    Belo Horizonte / MG
  • O aumento de volume mamário em recém-nascidos pode acontecer por imaturidade do controle hipofisário dos hormônios LH e FSH que controlam a puberdade, sendo que em geral é uma situação benigna, não necessitando de tratamento. Mas deve ser avaliado pelo ENDOCRINO pediatra para descartar possíveis doenças.

    Dr. Cândido Carmo Cezário
    Endocrinologia Pediátrica
    Brasília / DF
  • O bebê com frequência nasce com mama e isso costuma ser normal, resolve em poucos meses. Nesses casos, raramente existe algum problema genético ou hormonal. Tendo em vista que já foi examinado, não há com o que se preocupar.
    Dr. Daniel Benchimol

    • Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Dr. Daniel Benchimol
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Rio de Janeiro / RJ
    Marcar consulta
  • Sim, é bem comum esse desenvolvimento do broto mamário, que pode persistir até 2 anos e até ao longo de toda infância. Caso não tenha outros sinais de puberdade como presença de pelos, por exemplo, pode ser sim o que chamamos de Telarca Precoce e não traz repercussão negativa no desenvolvimento do bebê. Para sua maior segurança, recomendo avaliação do Endócrino Infantil.

    Drª. Lana do Monte Paula Brasil
    Endocrinologia Pediátrica
    Natal / RN
  • É normal recém-nascidos terem "maminhas" após o nascimento (passagem de hormônios da mãe pela placenta sobretudo no nascimento). Deve-se apenas observar.

    Dr. João Carlos de Melo Luz
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG