Boa dia! Meu neto está com 4 anos e 4 meses, pesa 15 kg e mede 100 cm, ele é o menor da sala. Fez a radiografia de punhos - 'Estrutura óssea normal. Idade óssea de 03 anos, segundo Greulich-Pyle. Devo me preocupar com isso?

  • Bom dia. A estatura dele está normal para a idade, ainda que ele seja o mais baixo da turma. Isto pode ocorrer caso a família tenha um perfil de pessoas mais baixas. Porém, ainda assim, sempre sugerimos uma avaliação pessoalmente com o endocrinologista pois não basta dizermos se está alto ou baixo e se o canal familiar está adequado ou não. Temos que avaliar, além da idade óssea que está descrito (há um atraso mas este pode ser constitucional), dados de nascimento, dados regressos de doenças, uso de medicamentos, e avaliar através do exame físico dados que possam sugerir alguma doença ou não, além de calcularmos a velocidade de crescimento, primordial para esta avaliação.

    Dr. Thiago Santos Hirose
    Endocrinologia Pediátrica
    Ribeirão Preto / SP
  • Temos que estudar a história familiar. O tamanho dos pais.
    Parece que ele não está muito fora do normal.
    Fazer dosagem de T4 livre, TSH e Anticorpos Anti-TPO.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Peso e estatura normais para a idade e sexo referidos. Consideramos atraso de idade óssea se abaixo de 12 meses da idade cronológica, mas deverá ser feita avaliação de acordo com a estatura dos pais (estatura alvo) se é um atraso constitucional do crescimento e desenvolvimento ou algo a ser melhor investigado. Sugiro que procure um especialista (endocrinologista pediátrico).

    Drª. Rafaela Norbim Barcelos
    Endocrinologia E Metabologia
    Clínica Médica
    Linhares / ES
  • Deve fazer uma avaliação mais detalhada com endocrinologista, para descartar patologias que possam levar à baixa estatura.

    Drª. Isabela Aparecida da Rocha Tavares
    Endocrinologia E Metabologia
    Araraquara / SP