Por favor, gostaria de saber se a menopausa, além dos fogachos e secura vaginal, causa outros problemas do tipo tremores, fraqueza, dores nas pernas, falta de memória, etc. Obrigada.

  • Sim, a menopausa não tratada acarreta vários sintomas, porém a avaliação clínica por endocrinologista é fundamental, pois são sintomas que podem ocorrer em várias patologias. Portanto, qualquer outro diagnóstico deve ser afastado antes de creditar estes sintomas exclusivamente à menopausa.

    Drª. Rose May Maranhão Nogueira
    Endocrinologia E Metabologia
    Homeopatia
    Petrópolis / RJ
  • Seus sintomas não são específicos da menopausa, embora possam acontecer também. Primeiro passo: uma consulta e alguns exames complementares podem ajudar no diagnóstico.

    Dr. José Maria Costa Cruz Machado
    Endocrinologia E Metabologia
    Vila Velha / ES