Olá, boa noite! Meu afilhado de 10 anos está com suspeita de hipertireoidismo, tem todos os sintomas. Quais exames de sangue vão constatar T3, T4, TSH? Com o resultado deste exame ele já pode começar o tratamento? Obrigada.

  • Olá.
    Para diagnóstico de hipertireoidismo devem ter os exames de T4 livre, TSH e anticorpos antitireoidianos.

    • Dr. Roberto Tomimura
    Dr. Chuang Kao Tun
    Endocrinologia E Metabologia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Faça T4 livre, TSH e anticorpos antitireoidiano, pode ser por falta de iodo.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Normalmente, os exames de TSH e T4 livre são suficientes para o diagnóstico de hipertireoidismo num paciente com sintomas compatíveis, mas também é recomendada a dosagem de T3. Deve-se investigar a causa do hipertireoidismo com a dosagem do TRAB (anticorpos antirreceptor de TSH), ultrassonografia ou cintilografia da tireoide. Antes de se iniciar uma droga antitireoidiana, recomenda-se, ainda, a realização de hemograma e transaminases (TGO e TGP). É importante sempre consultar um endocrinologista para condução adequada do caso.

    Drª. Mariana Tenorio Antunes Reis Murin
    Endocrinologia e Metabologia