Diabetes tipo 1 e a 2, como sabemos? O que é 1 ou 2?

  • O diabetes do tipo um é uma doença autoimune, necessita tomar insulina para o resto da vida. Possui anticorpos contra células B do pâncreas. Diabetes do Tipo dois é adquirido por obesidade, ou História genética na família, não depende de insulina. Só medicamentos e dieta.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • A diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2 geralmente é feita pelo médico endocrinologista com base nas características do quadro apresentado pelo paciente. A saber: o tipo 1 ocorre em crianças, adolescentes e adultos bem jovens, a instalação da doença se faz de uma forma rápida e com sintomas bem exuberantes e o tratamento é feito com Insulina. Já o tipo 2 ocorre geralmente em adultos, com 40 anos ou mais, se inicia de forma lenta com sintomas leves e, muitas vezes, sem sintomas. O tratamento é feito geralmente apenas com drogas orais. No diabetes tipo 2, ao contrário do tipo1, é comum a ocorrência de outros casos de diabetes em familiares.

    Dr. Antonio Maria Silva da Conceicao
    Endocrinologia E Metabologia
    Belém / PA