Bom dia. Quando engravidei fiquei com muita mancha escura no rosto e nunca mais saiu, já usei vários cremes e não resolveu, já fui em vários dermatologistas... por favor, alguém pode me ajudar?

  • O melasma, mancha que pode iniciar após a gestação, mas também em outras situações, é realmente uma condição desafiadora. Algumas vezes a melhora é lenta e muitas vezes recidiva.
    É importante evitar a exposição ao sol, usar filtro solar (de preferência com fator alto, FPS 50 ou mais e que tenha pigmento/cor de base) e reaplicá-lo várias vezes ao dia. Há sempre estudos novos sobre o tema e muitos medicamentos promissores (via oral e também tópico, ou seja, de uso sobre a pele). Há também diversos procedimentos realizados por médico dermatologista com resultados bem satisfatórios. Ser persistente e disciplinado no tratamento é fundamental para ter melhora!

    Drª. Marília Vannuchi Tomazini
    Dermatologia
    Limeira / SP