Bom dia, meu rosto aumenta as manchas no verão, sem tomar sol, passo protetor solar facial 50 e não tem jeito, o tira manchas só faz efeito no inverno, o que fazer para solucionar esse problema?

  • O melasma é um grande desafio para nossa especialidade. É necessário estar atento ao modo de uso do filtro, a frequência e a quantidade utilizada. Mesmo assim pode acontecer manchas por outras razões até mesmo cosméticas desencadeadas por certos produtos com perfumes. O cigarro também participa. É importante analisar cada situação junto ao dermatologista.

    Dr. Abdiel Figueira Lima
    Dermatologia
    Rio de Janeiro / RJ
  • O melasma (mancha de sol na face) tem os raios ultravioletas como seu principal incentivador, desta forma no verão sempre devemos redobrar atenção com ele se não todo esforco do tratamento do inverno não será mantido.

    Drª. Fernanda F Bombonatti
    Dermatologia
    São Paulo / SP
  • Infelizmente tem muito paciente que tem grande facilidade de manchar a pele, mesmo só pelo calor sem exposição direta ao sol. Só passar o protetor não adianta, tem que reaplicar a cada 3 ou 4h no dia-a-dia ou de 2 em 2h quando exposto ao sol. Tem que usar mesmo em dias nublados, frios ou chuvosos e em locais com luz artificial, fluorescente. Para maiores informaçoes procure um dermatologista.

     Jonas Gonçalves Bueno
    Dermatologia