O que significa múltiplos divertículos nos segmentos cólicos?

  • Os divertículos aparecem devido ao aumento de pressão intraluminal, com isso formam-se saculações chamadas de divertículos. Felizmente são assintomáticos na maioria dos pacientes, no entanto, em aproximadamente 20% dos pacientes com divertículos, podem levar a algum desconforto abdominal. A doença diverticular pode se tornar grave, quando um desses divertículos inflamam, causando diverticulite, em que a forma mais grave é quando ocorre perfuração ou sangramento!

    • Dr. Pablo Tiago Rodrigues Goncalves
    Dr. Rodrigo Ribeiro Aprilli
    Coloproctologia
    Endoscopia
    Ribeirão Preto / SP
  • Boa tarde. Significa que o senhor (a) é portador de doença diverticular dos cólons. Para saber mais detalhes, teria que saber o resultado completo da colonoscopia, mas esta informação pode ser obtida com seu médico proctologista!

    Dr. Rogerio Serafim Parra
    Coloproctologia
    Ribeirão Preto / SP
  • A diverticulose consiste em uma doença adquirida, comum principalmente entre as pessoas mais idosas. Acredita-se que tenha como principal fator etiológico hábitos dietéticos relacionados ao refinamento da dieta industrializada. Pode ter um caráter benigno de evolução e ser totalmente assintomática, mas pode, também, caracterizar-se como moléstia de sinais e sintomas mais severos. O paciente se beneficiará do acompanhamento do especialista médico (gastroenterologista ou coloproctologista) e nutricionista para uma dieta adequada.

    Dr. Pablo Tiago Rodrigues Goncalves
    Clínica Médica
    Gastroenterologia
    Pelotas / RS