Cirurgia Videolaparoscópica

Perguntas respondidas

Boa noite. Preciso realizar uma videolaparoscopia solicitada por minha médica, mas não consigo achar local para realizar o exame. Como proceder?
  • Se você precisa realizar uma videolaparoscopia e está tendo dificuldade em encontrar um local para realizar o exame/procedimento/cirurgia, é importante conversar com seu médico ou com outro profissional de saúde qualificado. Eles poderão fornecer orientação e aconselhamento adequados para suas necessidades e circunstâncias.

    A videolaparoscopia é um procedimento médico que permite ao médico visualizar o interior do abdômen através de pequenas incisões na pele. É realizada com o auxílio de uma câmera e de instrumentos especiais inseridos através das incisões. A videolaparoscopia é geralmente realizada para diagnosticar ou tratar condições do abdômen, como câncer, doenças inflamatórias intestinais ou problemas de vesícula biliar.

    Se você está tendo dificuldade em encontrar um local para realizar a videolaparoscopia, algumas coisas que você pode tentar incluem:

    Entrar em contato com o seu médico ou com o departamento de saúde da sua região para solicitar recomendações de clínicas ou hospitais que realizem o procedimento.

    Pesquisar online por clínicas ou hospitais que ofereçam videolaparoscopia na sua região.

    Considerar a possibilidade de se deslocar para outra região para realizar o procedimento, se isso for possível.

    Lembre-se de que a videolaparoscopia é um procedimento médico importante e é fundamental realizá-lo de forma segura e adequada. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o procedimento, não hesite em conversar com o seu médico ou com outro profissional de saúde qualificado. Eles poderão fornecer orientação e aconselhamento adequados para suas necessidades e circunstâncias.

    Antes de realizar a videolaparoscopia, o médico poderá solicitar exames prévios, como exames de sangue ou de imagem, para avaliar sua saúde geral e garantir que você esteja pronto para o procedimento. É importante seguir as instruções do médico e preparar-se adequadamente para o procedimento, incluindo seguir qualquer orientação sobre dieta e medicamentos.

    Durante o procedimento, o médico fará pequenas incisões na pele e inserirá uma câmera e outros instrumentos através das incisões. O procedimento geralmente é realizado sob anestesia geral ou raquidiana, para que você não sinta dor durante o procedimento. O tempo de duração do procedimento pode variar de acordo com a condição que está sendo tratada.

    Após o procedimento, o médico poderá recomendar repouso e um período de recuperação para permitir que os tecidos da região abdominal se cicatrizem. É importante seguir as orientações do médico e cuidar adequadamente da região operada para minimizar o risco de infecção e outras complicações. O médico também poderá recomendar medicamentos para controlar a dor e outros sintomas durante o período de recuperação.

    Em geral, a videolaparoscopia é um procedimento seguro e eficaz, mas, como todos os procedimentos médicos, existe o risco de complicações. Algumas complicações possíveis incluem infecção, dor, sangramento, reação à anestesia e problemas de cicatrização. Se você tiver sintomas de complicação após o procedimento, é importante entrar em contato com o médico o mais rapidamente possível.

    Dr. Henrique Donizetti Bianchi Florindo
    Urologia
    Cirurgia Videolaparoscópica
    Jaboticabal / SP
Bom dia. Fiz um ultrassom e meu médico falou que estou com endometriose e tenho que fazer videolaparoscopia porque sinto muita dor. Não aguento mais as dores, ele disse que só depois dessa cirurgia pode acabar o meu problema. É isso mesmo?
  • Bom dia.
    É a secretária de Dr. Marcos.
    Você tem que marcar uma consulta para avaliação.

    Dr. Marcos Filgueiras
    Cirurgia Geral
    Cirurgia Oncológica
    Teresópolis / RJ
Boa tarde, fiz uma ultrassonografia do abdômen total e mostrou um cálculo na vesícula de 1,6 cm. O médico me orientou a fazer a videolaparoscopia para retirada. Gostaria de saber se é esse o procedimento mesmo.
  • Sim, está correto. Hoje a colecistectomia, que é a designação da cirurgia para retirada da vesícula e seus cálculos, é preferencialmente por videolaparoscopia.

    Dr. Diogo Fontes Santos
    Cirurgia Geral
    Coloproctologia
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br