Tenho 81 anos e gostaria de saber se com a minha idade ainda posso fazer cirurgia das varizes. Já fiz quando mais nova 3 cirurgias das varizes, obrigada.

  • Para o seu caso o ideal e praticamente a única opção seria o tratamento de varizes com espuma. Na minha experiência na minha clínica em Curitiba, já tratamos mais de 300 pacientes com este método e mais de 10 pacientes com mais de 80 anos. Se o paciente estiver disposto e caminhando normalmente, poderá ser realizado normalmente. Este método também é o ideal para quem já fez vários procedimentos nas pernas e não quer mais ser submetido a cirurgia de varizes.

    • Dr. Aparecido Maurilo Zabini Junior
  • A idade não é um fator restritivo à cirurgia e sim as condições clínicas do paciente.
    Se o cardiologista da Sra. aprovar, não vejo a restrição ao tratamento cirúrgico. Se ele não aprovar, a técnica de espuma densa pode ser a alternativa.
    Abraço.

    Dr. Alberto Jose Kupcinskas Junior
    Angiorradiologia E Cirurgia Endovascular
    Cirurgia Vascular