Fiz um ultra. venoso dos MI e o resultado obtido foi: sistema venoso superficial com safena magna insuficiente em toda sua extensão (nos dois membros). O médico indicou cirurgia. Esta é a única solução? Quais consequências em mantê-la? Tem sequelas?

  • As duas respostas anteriores estão corretas e se complementam. JAMAIS uma conduta pode ser dada baseada em um laudo de exame complementar. A anamnese detalhada e o exame clínico rigoroso são elementos INDISPENSÁVEIS para a conduta final. Grandes problemas ocorrem quando se "opera" exame em vez de "operar" pacientes!!!!!!!

    Drª. Priscila Nahas
    Cirurgia Vascular
    Angiologia E Cirurgia Vascular
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Não é a única solução, mas é um dos tratamentos indicados. As alternativas são: uso de medicamentos veno-tônicos, meia elástica e exercícios de fortalecimento muscular de MMII, emagrecimento (se for o caso). (Nada disso é curativo, mas apenas para controle do processo evolutivo). As consequências de mantê-las: com o tempo, as veias tendem a se dilatarem e se transformarem em varizes com suas consequências...

    Dr. Aparecido Maurilo Zabini Junior
    Angiologia
    Cirurgia Vascular
    São Vicente / SP
  • A indicação de cirurgia não deve ser baseada apenas no laudo do ultrassom. Temos que também avaliar os sintomas decorrentes da insuficiência venosa e o quanto estes sintomas podem atrapalhar sua qualidade de vida.

    Com esses dados em mãos, podemos realizar o tratamento mais efetivo e único para cada paciente.

    Dependendo da gravidade dos sintomas, pode sim haver sequelas. Portanto, cada caso deve ser estudado e discutido individualmente com o paciente.

    Dr. Jéfiton Cordeiro Junior
    Angiologia E Cirurgia Vascular
    Cerquilho / SP
    Marcar consulta
  • Olá, na maioria das vezes, quando não há contraindicações, a cirurgia é a melhor solução. Mantê-las pode agravar o quadro de insuficiencia venosa com alterações que podem piorar a qualidade de vida, isto é, se você não tratar direito as varizes pode haver complicações que atrapalhem andar, ficar em pé, com risco de flebites, inchaço, dor em pernas, sangramento e trombose.

    Dr. Alexandre de Arruda Martins
    Angiorradiologia E Cirurgia Endovascular
    Angiologia E Cirurgia Vascular