Gostaria de saber qual o risco da rinoplastia?

  • Oi, depende a qual risco você se refere.
    Temos o risco inerente a qualquer procedimento cirúrgico, sendo ele estético ou não, e temos as complicações da rinoplastia em si.

    Em relação ao primeiro, podemos ter desde alergias a medicamentos a complicações pulmonares ou cardiovasculares sérias, porém, estas são raríssimas, ainda mais em pacientes saudáveis. Dados mostram que são menos de 1:100 mil a chance de alguma destas complicações em pacientes saudáveis.

    Já em relação aos riscos da rinoplastia, podemos ter insatisfação com o resultado estético, obstrução nasal, formação de cicatrizes (rara, confira minha resposta especificamente sobre esta pergunta), infecção, etc...
    Apesar de muitas serem raras também, é sempre bom estar ciente que qualquer procedimento cirúrgico está sujeito a riscos.

    No meu ver, as mais frequentes são insatisfações estéticas e obstrução nasal, levando o paciente às vezes a procurar uma revisão cirúrgica. Complicações mais sérias são raras mas sempre devem ser ponderadas.

    Espero ter ajudado.

    Att.

    Dr Guilherme Scheibel

    Dr. Guilherme Cabrini Scheibel
    Otorrinolaringologia
    Maringá / PR