Meu IMC é de 36.3, tenho gordura no fígado grau 2, sinto muita dor no joelho, posso fazer a cirurgia de redução de estômago?

  • Boa noite, você apresenta sim alguns dos principais critérios para a cirurgia. É necessário acrescentar avaliação e acompanhamento de um médico endocrinologista, concordando com indicação de cirurgia, e a seguir você deverá ser avaliada por cirurgião e toda a equipe. A cirurgia não é obrigatória, é uma opção que existe caso você já tenha feito tratamento clínico e não tenha tido sucesso. Em geral, nesta situação que você chegou, é difícil emagrecer e se manter apenas com reeducação alimentar e remédios, mas não é impossível. E outro ponto fundamental é que a reeducação alimentar você tem que fazer de qualquer jeito, é para o resto da vida, mesmo se for para cirurgia, pois se não fizer, pode operar e emagrecer mas irá recuperar todo o peso perdido com o tempo. Procure sempre motivar-se para esse tratamento, pois depende muito de você.

    Dr. Ivan Sandoval de Vasconcellos
    Cirurgia Bariátrica
    Cirurgia do Aparelho Digestivo