Bom dia doutor, minha amiga sofreu um acidente de carro e o médico teve que fazer uma cirurgia para retirar o baço. Ficou internada na UTI e depois foi para o quarto. Teve alta e foi para casa. Mas depois, teve febre. É normal a febre?

  • Febre nenhuma é normal, a rigor, principalmente pelo relato da cirurgia que ela fez. Seria prudente procurar assistência médica em serviço de urgência e informar ao médico atendente que ela retirou o baço. Um dado fundamental para a avaliação é saber se ela tomou as vacinas necessárias após a retirada do baço, tendo um prazo máximo de até 2 semanas da data da cirurgia para tomar todas estas vacinas. São quatro vacinas, quais sejam: anti-pneumocócica polivalente, anti-hemófilo tipo B conjugada, anti-meningocócica tipo C e anti-influenza.
    A vacina anti-pneumocócica idealmente deve ser reforçada a cada 5 anos.

    Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos Santos
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Geral
    Vila Velha / ES