Bom dia, minha filha usa válvula e marca-passo há 25 anos. Esses últimos dias ela desmaiou, mas não sabemos o q fazer. A médica fala pra ir pro PS. Chego lá, eles apenas olham a pressão, dão medicação, não é avaliada nem por um cardiologista.

  • Boa tarde! Sugiro que seja reavaliado por um arritimologista (Cardiologista).

    Dr. Rubens Gabriel Teixeira Neto
    Cardiologia
    Ergometria
    Brasília / DF
    Marcar consulta
  • Bem, a nao ser que vc vá a um hospital de grande porte, dificilmente vai haver um cardiologista para avaliá-la na emergência. Se deram alta da emergência, não deve ter sido nada grave. Marque cardiologista em ambulatório mesmo. Se ela passar mal de novo, peça pra fazer um eletrocardiograma pelo menos. Mas pelo q vc disse, só em ambulatório ela vai ser acompanhada corretamente. Emergência eh só pra risco de vida. Se não acharam nada, deram alta e ela ainda está em casa, não era risco de vida.

    Dr. Marcilio Bastos David
    Cardiologia
    Clínica Médica
    Lagoa Santa / MG
    Marcar consulta
  • Olá, boa tarde.
    Acredito que ela deva estar fazendo acompanhamento regular com o médico responsável pelo marca-passo, e a frequência deve ser de 6/6 ou 12/12 meses ou mesmo outra deve ser realizada conforme o gerador e programação do marca-passo. Esse é um ponto a ser observado em relação aos desmaios.
    Vc deve estar querendo dizer que sua filha fez troca de válvula e, sendo assim, deve ser visto se tem arritmias, como por exemplo a fibrilação atrial, depende da resposta ventricular desta arritmia. Neste último caso, é difícil ter uma ligação direta com desmaio, mas se há troca de válvula há também vários cuidados envolvidos nisso e também deve ter acompanhamento regular do cardiologista. Avaliar a função de contratilidade, se há dilatação... situações que podem, por vários mecanismos, ter relação com desmaio.

    Dr. Marcos Fábio Sardinha
    Cardiologia
    Clínica Médica
    Maringá / PR