Bom dia, minha filha tem 14 anos e sente muita dor no peito, disse que a dor vai e volta. Já a levei ao clínico geral, mas não tivemos resultado e esta dor ainda continua. Existe um exame específico para saber a causa?

  • Alguns exames complementares podem ser feitos para afastar por exemplo dores de causas cardiológicas, esses exames devem ser analisados e solicitados conforme a história do paciente e seu exame clínico.

  • Na grande maioria das vezes, a "dor no peito" referida por crianças e adolescentes são caracterizadas como dores não cardíacas.

    A característica da dor como intensidade, localização e o tipo de dor, são perguntas que podem ajudar a direcionar o diagnóstico e muitas vezes a boa avaliação clínica já é o suficiente para afastar problemas cardíacos. Caso não seja possível apenas com a história clínica, alguns exames podem auxiliar no diagnóstico com Ecocardiograma, Raio X de tórax e Eletrocardiograma, no entanto, a escolha de qual exame solicitar, também dependerá da avaliação inicial feita preferencialmente por um Cardiologista.

    Dr. Claudio Humberto Diogo Jorge
    Cardiologia
    São Paulo / SP
  • Nessa faixa etária geralmente não é nada de grave, porém deve-se afastar causas como: dor osteomuscular e prolapso da válvula mitral. Indicaria, já que a senhora está preocupada, que procure outro médico para sanar suas dúvidas.

    Dr. Leonardo Vieira da Rosa
    Cardiologia
    Pelotas / RS
  • Jovens com Prolapso Mitral podem evoluir com este quadro, como também apresentar palpitações, mesmo pouco frequentes. Os sintomas podem acontecer também em oscilações emocionais. Para o diagnóstico, além do exame de rotina eletrocardiograma, é interessante também fazer o Ecocardiograma.

    Drª. Dulce Dantas Lima Ribeiro
    Acupuntura Médica
    Cardiologia
    Petrolina / PE