02 stents, um em cada artéria do coração, em 2006 e em 2009. Agora fui submetido ao exame de esteira e o médico informou uma diminuição ou falta de sangue no coração durante o esforço. Tenho que fazer cateterismo? Assim pode ser resolvido?

  • Sim. No momento a melhor conduta, para dar ao clínico uma direção da conduta a ser adotada.

    Dr. Jose Carlos Couri
    Cardiologia
    Medicina Intensiva
    Porto Velho / RO
  • Se o senhor realizou um exame não invasivo (teste ergométrico) e teve alterações (dor torácica clássica e/ou alterações no eletrocardiograma e/ou alterações nos parâmetros Hemodinâmicos ) durante o Esforço que sugerem que ainda tem alguma coronária com obstrução, é importante que prossiga a investigação. O cateterismo é o EXAME que mostrará se os outros vasos (coronárias) não têm obstrução significativa e se os stents estão pérvios (sem obstrução), orientando o tratamento: se apenas deve usar medicação (sempre muito importante) ou se precisa de nova angioplastia (colocação de stent) ou de cirurgia (popularmente conhecida como "ponte de safena"). Seu cardiologista analisará qual a melhor conduta frente ao resultado dos seus exames.

    Drª. Kelly Simone
    Cardiologia
    Manaus / AM
  • A doença aterosclerótica pode ter progredido e os stents podem ter fechado. O cateterismo é importante para verificar as lesões que já existiam e ver alguma nova importante. Além de, no mesmo procedimento, poder, se for o caso, colocar novo stent.

    Dr. Jose Coutinho do Rego Neto
    Cardiologia
    Ecocardiografia
    Recife / PE
  • Só podemos responder essa questão depois de analisarmos o resultado do Teste Ergométrico. Se caso o teste foi positivo para isquemia e o paciente apresentar sintomatologia sugestiva de novas lesões em coronárias, possivelmente, necessitará de nova cineangiocoronariografia (cateterismo). Sugiro levar o resultado desse exame (ergométrico) ao seu cardiologista para melhor avaliação!! Abraço.

    Dr. Carlos Vandeilson de Sousa E Silva
    Cardiologia
    Tabira / PE