Meu filho tem 12 anos e tem que fazer um eletrocardiograma e um ECO, esses exames precisam ser necessariamente realizados por um cardiopediatra?

  • Olá. O ideal é que sejam feitos por cardiopediatras sim. Porém, se você não encontrar esse especialista na sua cidade, o cardiologista de adulto já pode avaliar o seu filho de 12 anos.

    • Drª. Heloisa Cristina Gois Santos Neves
    Drª. Renata Mattos Silva
    Cardiologia Pediátrica
    Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
    Rio de Janeiro / RJ
  • Boa tarde! O eletrocardiograma é realizado por técnico de enfermagem, pode ser feito até no posto de saúde. Já o ECOcardiograma é um exame específico, deve ser feito pelo cardiologista pediátrico sim. A interpretação desses exames só é possível pelo cardiologista pediátrico ou um cardiologista de adulto que tenha experiência com crianças e adolescentes.

    Drª. Heloisa Cristina Gois Santos Neves
    Cardiologia Pediátrica
    Ecocardiografia Pediátrica
    Belo Horizonte / MG
  • Sim.

    Dr. Reinaldo Ramos Valente
    Cardiologia
    Betim / MG