Tive trombose profunda venosa. Existe alguma possibilidade de ter novamente? Quais os cuidados para evitar ter de novo?

  • Sim. Deve ser avaliada a causa da trombose. Quando a causa é bem definida, a probabilidade é menor. Nesses casos, o uso de meia elástica ajuda muito na prevenção. Nos casos em que não se tem uma causa definida, deve-se fazer uma pesquisa para trombofilia (pessoas com génetica favorável à formação de trombos), neste caso, dependendo do grau talvez seja necessário o uso de medicamentos anticoagulantes para prevenção.

    Dr. Leonardo Benevides Barreira
    Angiologia
    Cirurgia Vascular
    Fortaleza / CE
  • A resposta a esta pergunta depende de inúmeros fatores que não foram informados, tais como idade, medicamentos em uso, comorbidades, circunstância na qual a trombose venosa ocorreu etc.. Não é possível, neste espaço, a resposta completa. Procure um especialista.

    Dr. Aparecido Maurilo Zabini Junior
    Angiologia
    Cirurgia Vascular
    São Vicente / SP
  • Existe a possibilidade de você ter novamente, o principal é investigar a causa da sua trombose.
    Você deve procurar um especialista.

    Drª. Katia Kyomy Watanabe Ferreira
    Angiologia
    Uberlândia / MG
  • Sim. Quem teve trombose tem, no mínimo, duas vezes mais chance de ter um novo episódio, comparado com quem nunca teve. O importante aqui seria definir a causa da sua trombose (pós cirurgia?, trombofilia?, pós trauma?, uso de anticoncepcional acoh)?). Para isso, recomendo um cirurgião vascular e Angiologista.
    Manter hábitos de vida saudáveis, com boa alimentação, exercícios e o uso da meia elástica ajudam bastante. Suspender definitivamente o ACOH e sempre comunicar o especialista quando for realizar cirugias, viagens longas e etc.

    Dr. Andre Roberty Campana
    Angiologia
    Cirurgia Cardiovascular
    Vitória / ES