Fumei durante 41 anos. Parei há 13 anos. Sou hipertenso, com colesterol e triglicérides altos sob medicação. Tenho sentido dores constantes no pescoço quando giro a cabeça para os lados, para cima ou para baixo. Pode ser oclusão das carótidas?

  • Olá! Em geral doença nas carótidas não causa esse tipo de sintoma, mas é melhor procurar o seu médico para avaliar.

    Dr. Renato Braulio
    Angiologia
    Cirurgia Cardiovascular
    Belo Horizonte / MG
  • As diretrizes atuais orientam a triagem seletiva para pacientes com múltiplos fatores de risco vascular (hipertensão, hiperlipidemia, tabagismo, história familiar de acidente vascular cerebral e aterosclerose). O objetivo é controlar os fatores de risco e reduzir a mortalidade cardiovascular.
    Acho que você se encaixa nesse perfil. Marque uma consulta com um angiologista.

    Dr. Carlos Eduardo Gouvêa da Cunha
    Angiologia
    Recife / PE