Picada de carrapato e mancha na pele com coceira. O que fazer?

  • A própria picada de carrapato pode ocasionar uma pequena pápula avermelhada na pele acompanhada de coceira que surge pouco após a picada. Isto não é grave e melhora com aplicação de cremes antialérgicos locais ou antialérgicos orais. Já sintomas que surgem de 24 a 72 horas após as picadas, do tipo febre, dor de cabeça, mal estar, dor no corpo, acompanhados de manchas vermelhas do tamanho de cabeça de alfinete espalhadas pelo corpo, pode tratar-se de febre maculosa ocasionada pela introdução, no sangue do indivíduo, de uma bactéria chamada Ricketsia. É uma doença grave que pode levar à morte se não tratada a tempo e de maneira correta. Confunde-se muito com outras virose tipo dengue e chicungunha e deve ser tratada com antibióticos apropriados. Procure o médico!

    Dr. Silvio Figueiredo Lima Filho
    Alergia E Imunologia
    Alergia E Imunologia Pediátrica
    Rio de Janeiro / RJ