Este problema tem cura?

  • A síndrome do intestino irritável (SII) não progride para nenhuma doença grave, ela tem uma evolução benigna e pode ser controlada. Algumas mudanças na dieta podem ajudar, como a remoção de alimentos que pioram os sintomas da SII. Estes alimentos devem ser observados e identificados pelo próprio paciente, pois há grande variação individual. A síndrome do intestino irritável é muitas vezes agravada pela ingestão de grandes refeições, alimentos ricos em gorduras, álcool, chocolate ou bebidas cafeinadas. Comer refeições menores e de maneira mais frequente pode aliviar os sintomas desta síndrome. Assim como a prática de atividades físicas regulares e o tratamento da ansiedade e da depressão, caso eles estejam presentes. Os medicamentos usados para tratar os sintomas incluem suplementos de fibras, medicamentos antiespasmódicos (reduzem a circulação dentro do cólon e aliviam a dor e o inchaço), medicamentos antidiarreicos ou laxantes para a obstipação. Em alguns casos, o uso de certos antidepressivos tricíclicos pode ajudar a aliviar os sintomas. Mas até o momento, nenhuma medicação comprovou sua eficácia no tratamento desta síndrome.

     Equipe médica Centralx
  • Não. Esta é uma doença de causa desconhecida e várias hipóteses causais, multifatoriais, em que o intestino grosso [cólon] tem aumento de sensibilidade ao acúmulo de fezes ou gases, apresentando no paciente dor abdominal, tipo cólica, sensação de "inchaço" abdominal, diarreia e ou constipação intestinal, isoladas ou alternadas, flatulência, associadas a mal-estar, desconforto abdominal, dor de cabeça, depressão e ou ansiedade e alterações da micção associadas.

    Pode ser controlada com tratamento dietético e o uso de drogas [laxantes, fibras, antiespasmódicos, analgésicos, antidepressivos e ansiolíticos], bem como psicoterapia e a conscientização que é uma doença que tem controle, dependendo de sua colaboração em evitar os alimentos que pioram e drogas que exacerbam a doença. Não é uma doença grave e não evolui para outras piores, como o câncer.

    Dr. Mario Assunção B C Gomes
    Gastroenterologia
    Pato Branco / PR
    Marcar consulta
  • Esta patologia tem controle e é fundamental, além de tratar os sintomas físicos, tratar também as doenças psíquicas relacionadas (ansiedade, principalmente), pois estes estão diretamente relacionados à piora dos sintomas intestinais.

    Dr. Bruno Queiroz Sander
    Endoscopia
    Gastroenterologia
    Belo Horizonte / MG