Fiz uma cirurgia na orelha pra retirar queloide, mais ela voltou. O médico que fez a cirurgia foi muito rápido na anestesia e bisturi, foi 20 minutos no máximo. Acho que foi por isso que não deu certo.

  • Bom dia! Os queloides são lesões que recidivam (voltam após o tratamento) com muita frequência. Não foi a rapidez da cirurgia que causou isso. O tempo cirúrgico é esse mesmo. Você precisa retornar para retomar o tratamento. Os queloides exigem muita paciência do paciente e do médico.

     Erminia Aparecida Domingos
    Dermatologia
    Osasco / SP
  • Por hipótese alguma. O queloide é uma resposta única e exclusiva do seu organismo quando sofre alguma injúria. No pós-operatório podem ser feitas algumas condutas para impedir ou prevenir o ressurgimento do queloide que varia de caso a caso. Procure um dermatologista que ele saberá conduzir bem.

  • É com muita frequência a recidiva do queloide e muitas vezes volta até maior que era antes. Não tem nada a ver com a rapidez do processo cirúrgico, mas existem diversas técnicas próprias para uso nessas lesões para diminuírem as recidivas.

    Dr. Flavio Leme Ferrari
    Dermatologia
    Rio Verde / GO