Tenho pólipo retal de 5 cm por colonoscopia. Fiz exames que não acusaram malignidade, mas um oncologista e um proctologista indicaram cirurgia via anal, pois o pólipo está perto do reto. Eu gostaria que fosse. A cirurgia não pode ser por vídeo?

  • A ressecção completa do pólipo por via trans-anal permitirá uma análise do pólipo por inteiro e dará certeza de etiologia da lesão (ou seja, se esta é maligna ou benigna). Neste caso a cirurgia por video-laparoscopia não está indicada porque se trata apenas de uma ressecção local. Na eventualidade de se tornar necessária a realização da retossigmoidectomia (no caso de tratar-se de uma lesão maligna), a video-laparoscopia poderá ser realizada.

    Dr. Márcio Carmona Marques
    Cirurgia Geral
    Cancerologia/cancerologia Cirúrgica
    Guarulhos / SP
  • Olá! Sua questão está relacionada à cirurgia gastrointestinal, porém sua questão foi postada no fórum de Otorrinolaringologia, que trata de ouvido, nariz e garganta. Boa sorte!

    Dr. Gustavo Freire de Barros
    Otorrinolaringologia