Sobre pericardite sem causa definida. Foram realizados vários exames e não deu positivo para todas as causas possíveis de provocar pericardite. O histórico vem se repetindo desde 2008. Agora novamente. Tem algum especialista só nesta área no Brasil?

  • Veja bem, a pericardite, se vem ocorrendo com frequência, deve ter sim uma causa subjacente. Devem ser afastadas causas infecciosas (às vezes algum tipo de vírus pode não ser identificado) e imunológicas (doença reumática). Estas seriam as causa mais comuns. Qualquer cardiologista, ou mesmo um clínico, pode investigar com exames de sangue e tomografia de tórax.

    Dr. Leonardo Vieira da Rosa
    Cardiologia
    Pelotas / RS