Quero emagrecer, tenho 65 kg e altura 1,65 m. O que faço?

  • Existem algumas variáveis adicionais que devem ser inseridas no cálculo da faixa de peso ideal (por exemplo, idade e atividade física) mas, em princípio, seu índice de massa corpórea está dentro do normal. Se, mesmo assim, está muito preocupada em emagrecer, talvez haja necessidade de uma terapia com psiquiatra ou psicólogo, porque algumas pessoas apresentam uma necessidade excessiva de emagrecer, podem prejudicar sua saúde e precisam ser tratadas. Porém, se o que quer evitar é uma tendência a engordar, para não entrar numa faixa de peso anormal, pode procurar um nutricionista ou um psicólogo ou psiquiatra com experiência em comportamento alimentar.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • O mais importante é começar a mudar seus hábitos e melhorar seu estilo de vida. Para adultos, recomenda-se a prática de atividade física (150 minutos por semana ou 30 minutos só por dia), acompanhamento e avaliação nutricional, já que a atividade física "per se", é aliada na manutenção do peso a longo prazo, mas para a perda de peso inicial, é importante a mudança alimentar associada aos novos hábitos. Se necessário, acompanhamento multidisciplinar com endocrinologia, que avaliará alterações metabólicas ocasionadas pelo excesso de peso, assim como a necessidade ou não de tratamento medicamentoso, como também avaliará se há indicação para uso de medicamentos que ajudam na perda de peso. Alguns pacientes também deverão ser acompanhados por psicólogo e/ou psiquiatra, já que a obesidade pode ser multifatorial.

    Drª. Christiane Hatem Coelho
    Endocrinologia e Metabologia
    Endocrinologia Pediátrica
    Governador Valadares / MG
  • Procurar um nutricionista para avaliação do peso, dieta e nutrição.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Atividade física regular, dieta saudável, faça acompanhamento psicológico, com nutricionista e com endocrinologista.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência