Tenho 19 anos e sofro de hiperidrose há muito tempo, suo muito pelas mãos, pés e axila. Tenho dúvidas sobre a eficácia dessa cirurgia. Tem mesmo como ficar totalmente curado?

  • A cirurgia SIMPATECTOMIA TORÁCICA funciona muito bem para a hiperidrose a nível de axilas e mãos. Nesses casos, você terá uma alta probabilidade de excelente resposta, no entanto, por ser um mecanismo fisiológico, seu organismo necessitará exteriorizar as trocas de calor com o meio ambiente de algum outra forma (hiperidrose compensatória) que se dará, principalmente, a nível de tronco (dorso, abdome e coxas). A compensatória tende a ser amena, porém em pouquíssimos casos, ela pode ser exuberante. Espero ter respondido sua dúvida.

     José Eustácio Aquino de Morais Filho
    Cirurgia Torácica
    Natal / RN
  • Se sua hiperhidrose é primária, a simpatectomia torácica tem índice de cura para as mãos e axilas apenas em mais de 90% dos casos. A preocupação neste procedimento não deve ser essa e sim o efeito colateral que a cirurgia pode provocar, que é a sudorese compensatória. Entretanto, se houver severo comprometimento da qualidade de vida pelo distúrbio, a cirurgia estará formalmente indicada.

    Dr. Marcos Alexandre Balieiro
    Cirurgia Torácica
    Endoscopia Respiratória
    Rio de Janeiro / RJ