Olá! Sofro de hiperidrose generalizada, sendo mais intensa na região da cabeça (crânio). Gostaria de saber se com a simpatectomia torácica é possível amenizar esse distúrbio ou é mais indicada a realização de aplicação de toxina botulínica? Obrigado!

  • Com relação à simpatectomia é com neurocirurgião e/ou cirurgião torácico. O uso de botox é sem dúvida menos agressivo.

    Dr. Alexandre de Andrade Kratz
    Cirurgia Plástica
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Hiperidrose generalizada: precisa reduzir stress, ansiedade, medos etc. e conscientizar sua causa. Botox só para hiperidrose localizada. A cirurgia torácica vai resolver só a hiperidrose localizada no tórax. Dá mais trabalho, mas a causa é psicossomática.

    Dr. Jorge Miguel Psillakis
    Cirurgia Plástica
    São Paulo / SP
  • Seu caso não parece ser para toxina botulínica. Essa droga tem efeito local e você teria que fazer aplicação em todo o corpo para ter efeito desejado, o que não é possível. A cirurgia também resolve hiperidrose localizada (palmar, axilar ou crânio facial), não resolvendo sudorese profusa e em todo o corpo. Existem drogas que diminuem a sudorese e devem ser tomadas sob controle médico, devido aos efeitos colaterais. A hiperidrose crânio facial pode melhorar eventualmente com a secção alta do simpático.

    Dr. Rui Haddad
    Cirurgia Torácica
    Rio de Janeiro / RJ