Apareceu no exames do meu pai uma massa de 4 centímetros no pulmão, ele vindo de um pneumologista... qual o procedimento a tomar?

  • Ele vai ter que fazer exames para esclarecimento dessa lesão. Os exames dependem da localização da massa. Quem faz essa avaliação é geralmente o pneumologista ou o oncologista. Esses exames vão nos dar a extensão da doença: se for localizada e as condições clínicas do paciente forem boas, ele seria um paciente cirúrgico. Se o paciente não tiver condições clínicas ideais ou se a doença estiver mais avançada, seria caso para outros tratamentos. Uma coisa importante para se ter em mente é que o caso requer imediata atenção.

    Dr. Rui Haddad
    Cirurgia Torácica
    Rio de Janeiro / RJ
  • Olá. Procurar um cirurgião torácico o mais breve possível.

     José Eustácio Aquino de Morais Filho
    Cirurgia Torácica
    Natal / RN
  • Seguir com pneumologista ou oncologista o mais rápido possível.

    Drª. Rosimara Moraes Bonfim
    Cirurgia Plástica
    Governador Valadares / MG